Relatório prorec
INTRODUÇÃO
O objetivo deste relatório é estudar o procedimento de classificação de um hidrociclone ao separar partículas de minério de ferro, numa faixa que compreende de micrômetros a milímetros, em presença de água. Os três principais parâmetros que necessitamos medir para avaliar a eficiência do hidrociclone são: o tamanho de corte, a precisão de separação e o curto-circuito ao underflow.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Os hidrociclones são equipamentos que possuem grande utilização nos processos de separação sólido-líquido e classificação de minérios, principalmente cujas partículas têm diâmetros na faixa de 5 a 200 µ. O princípio básico de separação é a sedimentação, onde partículas suspensas são submetidas a uma aceleração centrífuga e se separam do líquido.
O hidrociclone é formado por uma seção cilíndrica acoplada a uma seção cônica. A alimentação tangencial faz com que a polpa dentro da região cilíndrica realize um movimento em espiral e em seguida parte do líquido contendo a fração fina de partículas sai por um tubo na região superior do hidrociclone, sendo chamada de overflow. Já a fração grosseira das partículas presente no restante da suspensão saem através da seção cônica e é chamada de underflow.
PROCECIMENTOS EXPERIMENTAIS
Primeiramente a equipe do LTM preparou e pôs no hidrociclone uma polpa que possuía aproximadamente 15% de sólidos em massa. Anotamos a pressão de alimentação e em seguida retirarmos uma amostra do underflow e outra do overflow, realizando a pesagem dessas polpas. Em seguida, vieram as etapas a seguir:
Para a polpa oriunda do Overflow A partir de uma amostra retirada da polpa que veio do overflow, realizamos o peneiramento a úmido com uma peneria de abertura de 38µm. As partículas retidas na peneira foram postas em uma bandeija (diâmetro >38µm) e levadas para a secagem na estufa. Fizemos a filtragem das partículas passantes (diâmetro <38µm) e