Industria moveleira
Na industria moveleira, mobila segura, foram encontrados os seguintes riscos:
RISCO FISICO:
Na indústria moveleira o fator de risco físico preponderante é o ruído, devido a maquinas e equipamentos encontrados principalmente nos setores de produção:
Medidas de controle:
■ Efetuar manutenção preventiva das máquinas, incluindo a afiação das ferramentas de corte, com regularidade.
■ Proteger todo o sistema de transmissão de força como polias, correias e engrenagens.
■ Isolar ou enclausurar máquinas e equipamentos ruidosos, utilizando materiais não lisos para prevenir a reverberação do som.
■ Colocar biombos constituídos de materiais apropriados (lã de vidro, isopor, cortiça) de forma a criar uma barreira ao ruído.
■ Disponibilizar protetores auditivos, conscientizar e treinar os trabalhadores para o seu uso eficaz, em ambientes cujas medidas de proteção coletiva ainda não foram adotadas ou que são insuficientes para redução do ruído a níveis adequados.
RISCO BIOLÓGICO:
Na indústria moveleira, pode ser considerado como fator de risco biológico a exposição aos fungos causadores de micoses e aos esporos do bacilo causador do tétano que podem estar na madeira bruta a ser manipulada. Como em outros ramos de atividades, os trabalhadores que executam a limpeza das instalações sanitárias e os envolvidos na coleta de lixo podem estar expostos a microorganismos diversos.
Medidas de controle:
■ Disponibilizar para o trabalhador que esteja exposto a agentes biológicos os equipamentos de proteção individual adequados para suas atividades, como luvas, botas, máscaras, óculos de proteção, avental e uniforme.
■ Propiciar a vacinação contra tétano, febre tifóide e hepatite A aos trabalhadores potencialmente expostos aos agentes biológicos.
■ Promover treinamento sobre noções básicas de bons procedimentos para os trabalhadores envolvidos na limpeza das instalações sanitárias.
RISCO ERGONÔMICO:
Na industria