aas dwf hytj
8484 palavras
34 páginas
LANÇAMENTO DE PROJETIL NA HUMANIDADEO lançamento deprojéteis foi, e é ainda atualmente, muito importante em teatros de guerra, onde armas, mais ou menos convencionais, têm sido utilizadas ao longo de toda a História da Humanidade.
O lançamento de projéteis também foi muito importante na caça, em que uma quantidade diversa de artefatos tem vindo a ser utilizada pelo Homem ao longo dos tempos.
O lançamento de projéteis encontra também aplicação direta no desporto, onde diferentes objetos de diversas formas são arremessados por atletas.
SÍNTESE DA TEORIA DO LANÇAMENTO
Na Antiguidade, Aristóteles (384-322 a.C.), foi quem apresentou a teoria mais elaborada sobre o movimento, o qual estava associado à mudança em geral.
Segundo Aristóteles, os corpos movem-se para se situarem corretamente no cosmo de acordo com a natureza, isto é, ocuparem o lugar natural.
Com efeito, Aristóteles considerada a existência de dois tipos de movimento distintos, Movimento Natural e Movimento Violento. Um movimento é natural quando conduz um dado objeto ao seu lugar natural. Os movimentos que não se enquadram nesta condição denominam-se movimentos violentos. Exemplo: uma pedra arremessada para cima, a primeira parte do movimento, a de subida, é violenta, pois por si só a pedra não faria esse movimento, por outro lado a segunda parte do movimento, a descida é natural, pois a pedra tende por natureza se fixar ao solo.
Já Buridan (1300-1358) filósofo francês apresentou a teoria do ímpeto (movimento repentino).
Segundo Buridan, um projétil adquire um ímpeto quando é arremessado, o qual produz o movimento.
O ímpeto, que fica armazenado no projétil, diminui de intensidade por forças externas. As forças externas podem ser a gravidade ou resistência do meio (ar, densidade atmosférica, etc.).
Buridan defendia que o ímpeto aumenta com a velocidade e com a quantidade de matéria, que é uma abordagem à quantidade de movimento como causa movimento.
Galileu (1564-1642), astrônomo italiano