kassia10
516 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃOCENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DISCIPLINA: Administração de Suprimento e Patrimônio
Prof. Paulo de Tarcio
DATA: 04.11.14
Curso: Administração
7º Período
Noturno
Resumo sobre o texto Negociações- capítulo 9
O texto aborda o conceito de negociação através de concepções do autor, técnicas para um processo de negociação para que se possa alcançar algo almejado, onde os dois lados possam fechar um negócio com respeito maturidade e satisfação, pois o processo de negociação não pode ser visto apenas por grandes empresas ou executivos, estas são feitas em diversas situações em nosso dia-dia independente de cargo ou função.
A negociação parte do pressuposto que o resultado terá sempre que satisfazer, pelo menos em parte, as necessidades e desejos das partes envolvidas, além de ser um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades. Segundo Houaiss, negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses comuns visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem conscientes de que foram ouvidas.
Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar carne à decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, o caminho da negociação na construção de relacionamentos é cada vez mais notório, não se fala mais em analisar propostas, fala-se em negociar isto e aquilo com alguém.
Ainda no texto, classificam-se dois tipos de negociações muito utilizadas na
FGV/SP: aquelas que resultam apenas em benefícios em uma das partes
(negociações distributivas), e aquelas em que as duas partes se beneficiam
(negociações integrativas). É necessário que o executivo negociador determine sua pior e sua melhor alternativa para um acordo negociado.