movimento revolucionário
Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8)
Foi uma organização brasileira de orientação marxista-leninista que promoveu combate armado contra a ditadura militar, tendo como objetivo a instalação de um Estado socialista no Brasil. Seu nome é inspirado no dia em que Ernesto “Che” Guevara foi preso na Bolívia.
Aliança Nacional Libertadora
Em meados de 1934 um pequeno grupo de intelectuais e militares contrariados com os rumos do governo de Getúlio Vargas organizou varias reuniões no Rio de Janeiro, com a intenção de criar uma organização política capaz de dar base nacional as lutas que se travavam. Assim surgiu a ANL criada pelo PCB em março do ano de 1935, tinha como principal finalidade livrar o País do nazi-fascismo. Com o lema “pão, terra e liberdade” teve um crescimento rápido e mais de 1600 comitês foram realizados em todo País até a ANL entrar na ilegalidade em 11 de julho de 1935.
A Guerrilha do Araguaia
Organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) a guerrilha do Araguaia, foi um movimento de luta armada entre os comunistas e militares. A guerrilha do Araguaia não foi bem-sucedida, mas, no âmbito tático, pode-se dizer que foi vitoriosa. Mostrou falhas, tanto dos revolucionários quanto das tropas militares. Os militares espalhavam pela população calúnias sobre os guerrilheiros, dizendo que eram bandidos, cubanos, russos. A população, coagida, os delatava. E por parte dos guerrilheiros, a maior falha foi de subestimarem o inimigo por conta das duas primeiras frentes.
Poder e dominação para Weber
O conceito de poder em Weber é associado a duas categorias que se completam; o Domínio, no qual, a partir de uma determinada ordem, qualquer que seja o seu conteúdo, ocorre a probabilidade de ser seguida por um certo número de pessoas, e a Disciplina que a partir de uma ordem ocorre o seu obedecimento imediato, sem questionamentos pelo grupo devido a um conjunto de atitudes que lhes são