Resumo sobre cuba
O primeiro movimento de independência de Cuba, a chamada Grande Guerra registrou-se entre 1868 e 1878, também conhecida como Guerra dos Dez Anos, sob a liderança de Carlos Manuel Céspedes, um latifundiário, que defendia os princípios liberais do Iluminismo.
Em 10 de Outubro de 1868, Céspedes levantou-se contra o governo espanhol, encabeçando um movimento chamado "República em Armas", proclamando assim a independência de Cuba. Entre as primeiras providências de seu governo, proclamou a liberdade de todos os escravos que se unissem ao exército revolucionário. Essa medida teve como resultado imediato o aumento do seu efetivo para doze mil homens, e a oposição dos demais latifundiários, que se viram privados, por esse meio, de sua mão-de-obra. A resistência, entretanto, prolongou-se até 1878, quando as tropas espanholas retomaram o controle da ilha.
Nesse meio tempo, surgiu um novo líder revolucionário: José Martí, um homem muito à frente de sua época, cujas ideias patriotas e humanistas, somadas a sua exemplar prática como revolucionário, o consagraram herói nacional de Cuba. Desde a guerra de independência Martí já alertava o perigo que vinha da América do Norte, em um chamado ao povo cubano pela sua real libertação. Detido aos 16 anos de idade por ter fundado um jornal