Movimento Retilíneo Uniforme Variado (Trilho de ar)
Disciplina: Física Experimental I
Professor: Franciole
Alunos: Diogo Paulo, Helen Baptista e Vanessa Queiroz.
Experimento 04:
Movimento Retilíneo Uniforme Variado
(Trilho de Ar)
Outubro/2013
ÍNDICE:
1. Objetivo
2. Introdução Teórica
3. Material Utilizado
4. Procedimento Experimental
5. Análise dos Resultados
6. Conclusão
7. Referências Bibliográficas
1. Objetivo
Aprender novas técnicas de utilização para o trilho de ar. Compreender como um plano inclinado com diferentes ângulos influência na aceleração do móvel. Determinar indiretamente o valor da gravidade bem como os valores da aceleração do corpo. Provar a relação a = g. seno θ.
2. Introdução Teórica
O movimento num plano inclinado é um exemplo de movimento retilíneo uniformemente variado que sofre a ação de uma força constante, a qual é decomposta nos eixos x e y. A construção do plano inclinado consiste de uma superfície plana com uma das bases a uma altura H do chão, formando um ângulo θ. O corpo sobre o plano exercerá uma força peso em direção ao centro da Terra, onde P = m.g, e uma força Normal perpendicular ao plano. O eixo x corresponde à força resultante. Então é observado que F = m.a = m.g.senoθ. Ao comparar: ma = m.g.senoθ, e dividirmos ambas as equações por m, conclui-se que: No eixo y não há movimento e, portanto, a força é nula e no eixo x a equação é: a = g.senoθ
Onde, a = aceleração, F = força, m = massa, g = gravidade, P = força peso. Com isso, para a aceleração temos: V(t) = Vo+at. E para a posição temos: X=Xo+Vot+gt²/2.
3. Material Utilizado
- Trilho de ar;
- Centelhador;
- Fita termo-sensível;
- Fita adesiva;
- Tesoura;
- Régua milimetrada 30 cm;
- Régua milimetrada 100 cm;
- nivelador de bolha;
- Gerador de fluxo de ar;
- Bloco de madeira.
4. Procedimento experimental
Verificou-se a instalação elétrica