Relátorio
1. Introdução
2. Movimento retilíneo uniforme
3. Experimento MRU
4. Material Utilizado
5. Procedimento
6. Resultados
7. Análise dos resultados
8. Movimento uniformemente variado
9. Experimento MUV
10. Material utilizado
11. Procedimento
12. Resultados
13. Conclusão
14. Bibliografia
Introdução
O movimento retilíneo uniforme é aquele que se da com velocidade constante, ele é explicado pela primeira lei de Newton. Nosso objetivo em relação ao MRU é encontrar a velocidade em dois intervalos dados os valores do espaço e tempo.
No Movimento Uniformemente Variado a velocidade apresenta variações iguais em intervalos de tempo iguais, sendo assim a aceleração será constante e não nula. Nosso objetivo em relação ao MUV é encontrar a aceleração, distância percorrida e o tempo em um determinado espaço.
Movimento retilíneo uniforme
O movimento retilíneo uniforme (MRU) é um movimento cuja velocidade é constante e a osição em função do tempo e regida pela função horária: s= s0 + ν t,
Onde s e a posição do móvel no instante t, s0 é a sua posição no instante t = 0 e ν sua velocidade.
Um movimento retilíneo uniforme e regido pela primeira lei de Newton que diz:
Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme (MRU), a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
Experimento MRU
Para se estudar um MRU o movimento de um bloco sobre um trilho de ar, onde o atrito é praticamente nulo, supondo que se aplique uma força sobre o bloco para colocá-lo em movimento sobre o trilho de ar. A partir do instante em que essa força parar de atuar o bloco continuará se movimentando constantemente com a velocidade que possuía no instante em que a força se anulou, ou seja, o bloco entrará em movimento retilíneo uniforme.
Material utilizado
1. Trilho de ar
2. Régua
Procedimento
Ligou-se o trilho de ar