2222
Engenharia – 2° Semestre
Turma EC2A30 - EC2B30
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA Nº 1
“MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADO ”
BRASÍLIA
2013
“MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME VARIADO ”
1. Objetivo
Teremos como objetivo dessa experiência aprender a aplicação prática da teoria discutida em sala de aula sobra “Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)” e “Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.). Poderemos avaliar os possíveis erros de medidas durante o experimento e representá-los em expressões matemáticas aplicadas, representando seus resultados em tabelas.
2. Introdução
Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não nula) são chamados movimentos uniformes. Então, se a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado:
Daí decorre que, no movimento uniforme, o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais.
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado, sendo que no movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. Já no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
movimento progressivo: v > 0
movimento retrógrado: v < 0
3. Resumo Teórico
Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.)
Descrição
Movimentos que possuem velocidade escalar instantânea constante (não-nula) são chamados: Movimentos Retilíneos Uniformes. Decorre imediatamente que a velocidade escalar é a mesma em todos os instantes, ela