Movimento retilineo uniforme
Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado
Resumo Este artigo descreve a um corpo em movimento acelerado em relação ao tempo e distancia percorrida.
I. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um corpo tem Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado quando, ao longo de uma trajetória retilínea, o módulo da sua velocidade apresenta sempre o mesmo aumento em intervalos de tempo iguais. A aceleração do corpo é então constante.
II. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO Os
Para esse experimento utilizamos os seguintes materiais:
-um plano inclinado com ajuste angular regulável ,escala de 0 a 45° ;sistema de elevação continuo;sapatas niveladoras;escala na lateral do trilho secundário ;uma esfera de aço;cronometro digital;um imã.
Montamos conforme figura 01nivelando a base do plano inclinado.
Iniciamos o experimento inclinado o trilho à 2°,com uma imã atraímos a esfera ate a posição inicial de x=0 m ,com cronometro zerado ,soltamos a espera e anotamos o tempo que a esfera levou para percorrer da posição inicial de 0 ate 10 ,20,30,40 e 50 cm.
III. RESULTADOS OBTIDOS
Tabelas e gráficos costumam ser o ponto mais fraco dos relatórios usuais, enquanto que em artigos técnicos são um aspecto de importância fundamental.
Tabelas com medidas devem aparecer sempre que se mede um número pequeno de casos.
Gráficos também devem ser encaixados em uma coluna sempre que possível. Quando muito estendidos para duas colunas. Devem sempre ter escalas e legendas.
Gráficos com linhas devem mostrar linhas, não pontos. Gráficos com medidas experimentais devem mostrar onde estão os pontos experimentais.
A escolha das escalas é importante. Um gráfico mostrando medidas experimentais junto com as curvas teóricas é a forma padrão de apresentar estes resultados.
IV. RELAÇÃO ENTRE TEORIA E RESULTADOS EXPERIMENTAIS
inicialmente, a velocidade do veículo é baixa, tendo este percorrido uma distância menor (2 metros) de 0 a 1 segundo;
no