Movimento Operario
A princípio o movimento operário não tinha sido formada, só começou a ter um desdobramento no final do século XIX. Ocorreram muitas lutas e com isso vieram as mortes, isso teve uma marca muito forte, mostravam os homens que lutaram para ser livres. Eles tinham uma jornada de trabalho muito pesada e extensa, os locais não eram adequados e acontecia que eles exploravam até crianças. A educação não existia, as crianças eram privadas do ensino. A luta dos trabalhadores era justamente para diminuir a jornada de trabalho, aumentar os salários e acabar com a exploração dos menores.
O Filosofo Sant acreditava em um governo tecnocrata que quer dizer que tudo que fazemos deveria ter benefício para todas as pessoas e não só para algumas pessoas. Fourier abriu comunidades para ocorrer essa proposta e ele obteve uma grande resposta, pois tiveram muitos adeptos ao que ele propôs e ele queria que a comunidade servisse de exemplo para a sociedade.
Owen quis revolucionar e quis deixar as condições dos operários melhor e proibiu que os menores trabalhassem nas fabricas, mas ele não obteve um grande retorno com essa decisão, não teve repercussão.
O movimento cartista, proclamava pelos direitos dos trabalhadores, como: abolição do voto... Mas o trabalhador só consegui atingir um objetivo em 1847 que já foi uma grande vitória, eles reduziram a jornada de trabalho para dez horas. Por isso os trabalhadores queriam unificar o movimento operário, pois se um pais conseguisse a aprovação das reivindicações, os demais conseguiriam a mesma coisa.
Marx e Engels queriam revolucionar o poder do estado pelo proletariado. Na Inglaterra já estava acontecendo problemas, pois as industrias estavam crescendo demais e já estava com crises de superprodução. Para as pessoas que faziam suas artes foi ruim, pois eles não tiveram escolha e tiveram que entrar em industrias para poder sobreviver. Cada vez mais os sindicatos abriam espaço para fazer