Introdução a Logística
Nesses quase 60 anos decorridos desde a Segunda Guerra Mundial, a logística apresentou uma evolução continuada, sendo hoje considerada como um dos elementos-chave na estratégia competitiva das empresas. No inicio era confundido com o transporte e armazenagem de produtos; hoje é o principal elo de integração da cadeia produtiva desde o ponto de origem ao consumidor final.
O conceito de logística estava essencialmente ligado às operações militares. Ao decidir avançar suas tropas seguindo uma determinada estratégia militar, os generais precisavam ter, sob suas ordens, uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de munição, víveres, equipamentos e socorro médico para o campo de batalha. Por se tratar de um serviço de apoio, sem o glamour da estratégia bélica e sem o prestígio das batalhas ganhas, os grupos logísticos militares trabalhavam quase sempre em silêncio.
Abaixo segue um fluxo de sua evolução:
Distribuição física: Sua maior preocupação era o transporte.
Período: Inicio do século XX.
Logística Integrada: As empresas começaram a trabalhar com os estoques de maneira mais controlada, ou seja, comprando aquilo que era necessário para manter a produção em funcionamento para atender as necessidades do cliente junto à integração de transporte. O objetivo era reduzir os custos de estoques excessivos.
Período: Iniciou a partir da década de 80.
Apoio Logística integrada: A empresas começam a se preocupar com a logística desde a concepção do produto, ou seja, no desenvolvimento do produto é pensado por exemplo em uma embalagem ideal para aquele produto, passando pela compra, produção, distribuição e o pós-venda. Em pós-venda as empresas passam a dar garantia para os clientes e isso se torna um diferencial de mercado.
Período: Dos anos 80 a 2000.
Logística Total: As empresas começam a pensar na sustentabilidade, ou seja, produzir o que é ecologicamente correto, e através de uma logística