Introdução a Logistica
No curso de extensão de logística que fiz, ele vai desde a introdução à logística (mostrando o que é a logística) até indicadores de desempenho logísticos, que medem a capacidade ou nível que uma empresa que se enquadre como “operador logístico” atua no mercado.
2. INTRODUÇÃO A LOGÍSTICA
As primeiras unidades (1,2,3) do curso são voltadas para a logística em CD (Centro de distribuição), onde devem ser localizados geograficamente, visando atender os clientes de determinada região. Por exemplo: Uma fábrica que esteja no Rio Grande do Sul, mas tem vários clientes potenciais na região do Rio de Janeiro, chega o ponto que esta empresa analise e veja que é mais vantagem montar um CD no Rio de Janeiro, visando diminuir o custo e atender melhor a demanda dos clientes desta região do que fretar caminhões todos os dias para estes destinos.
Outro fator importante que vimos nestas unidades, é referente ao grau de flexibilidade destas empresas, saber lidar com problemas, mudanças de mercado, problemas sociais e econômicos, trocas e devoluções de seus clientes, assim como se manter atualizada sempre colocando no mercado produtos inovadores.
Nas unidades seguintes (4,5,6) fala sobre empresas e seus níveis desempenho. Empresas que obtiveram sucesso e fracasso nos serviços logísticos. Como empresa que obteve sucesso no setor logístico, temos a empresa “Submarino.com” que aderiu ao comércio eletrônico (e-commerce) e vende desde chinelos a equipamentos eletrônicos de última geração 24 horas por dia e todos os dias do ano, conseguiram reduzir o tempo de entrega que era de 10 dias quando começou para até 01 dia dependendo do lugar, tudo isso graças à perfeita união entre loja e prestadores de serviços logísticos (transportadora que atende a empresa) e hoje se enquadram na “Ala da Fama”.
Temos como exemplo “Ala da Vergonha” a empresa Ramos transporte que com a chegada do comércio eletrônico (e-commerce) não conseguiu se adaptar a esta nova modalidade de