Introdução a Logistica
O atual ambiente é de crescente competição no Brasil e no mundo. Atentar em matérias-primas, produção e consumo
O serviço ao cliente.
Lucratividade
Fornecedor
Redução de custos
Cadeia de suprimentos
Colaboradores aplicados e comprometidos.
Introdução a Logística A Evolução da Logística
O processo de evolução da logística pode ser dividido em quatro fases. O início da aplicação da Logística pelas empresas foi dificultado pela falta de sistemas de informações e comunicação. Serviços manuais: operações, preenchimento de pedidos, emissão de notas fiscais, controles, movimentação e estoque de mercadorias. A LOGÍSTICA ERA OPERACIONAL, estava centrado nas otimizações quanto ao uso de transportes, no emprego de veículos com maior capacidade, e nas empresas de transportes que ofereciam fretes reduzidos.
Introdução a Logística A Evolução da Logística
1 a fase – Atuação segmentada Centro de Manufatura Distribuição Varejista Estoque Estoque EstoqueSubsistemas otimizados separadamente, com estoques servindo de pulmão.
Atuação segmentada na década de 60, as empresas passaram a explorar a intermodalidade, ou seja, o uso combinado de caminhões, navios, trens e aviões, buscando reduzir custos e aproveitar a capacidade ociosa nas diversas modalidades. Também foi nessa fase que a informática foi introduzida nas operações empresariais, permitindo o uso de módulos mais sofisticados de otimização de estoques, de sequenciamento da produção e na localização de centros de distribuição. A partir daí, as empresas ampliaram a abrangência do planejamento, incorporando outros setores da empresa no processo, bem como fornecedores e clientes.
2 a fase – Integração Rígida Transporte-Transporte, Transporte-Manufatura Centro de Varejista-Distribuição Integração formando um duto rígido, com otimização dois a dois.
Integração Rígida na década de 70, as empresas passaram a se integrar deforma DINÂMICA e flexível, tanto de forma