Introdução a Logística
A logística significa organização. Uma arte que trata do planejamento e a realização de vários projetos, sendo hoje uma ferramenta muito útil não só nas empresas como em todo o mundo. Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional holística, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais. Gerindo desde a compra e entrada de matérias-primas, o planejamento da produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição de produtos/serviços. Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao tempo certo e ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados, e as informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente que é quem vai gerar o fluxo de informação. Pode ser entendida também como o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenamento de materiais, peças e produtos, bem como o fluxo de informações.
De modo a poder maximizar as lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos.
Envolvendo a eficácia do fluxo e da gestão de pessoas, matérias primas e informações, sempre em conformidade com as exigências dos clientes.
A logística proporciona a integração dos diversos processos e organizações, desde o usuário final até os fornecedores originais, que proporcionam os produtos, serviços e informações e agregam valor para o cliente.
Operações Inbound e Outbound
Inbound: é parte da logística empresarial que corresponde ao conjunto de operações associadas ao fluxo de materiais e informações, desde a fonte de matérias-primas até a entrada na fábrica. É também, a atividade que administra o transporte de materiais, por terra, mar e ar, dos fornecedores para a empresa, descarregamento no recebimento e estocagem das matérias-primas e componentes, estruturação de abastecimento,