Movimento ondulatório.
“Onda na corda”
Objetivo:
O objetivo do trabalho era visualizarmos o movimento de ondas estacionárias na corda. Mostrando a dependência entre as grandezas velocidade, frequência e o tamanho da onda na corda realizada.
Conhecimentos Explorados:
Movimento ondulatório.
Material:
Foram utilizados no experimento os seguintes materiais:
01 Excitador de ondas PASCO modelo (WA-9857)
01 Gerador de ondas sinodais PASCO (WA-9867)
01 Balança de precisão (0,1g)
2m de corda elástica
01 Conjunto de pesos (total de 450g) com suporte
02 Suportes de fixação
01 Poste com roldana
Introdução:
A propagação de ondas é um distúrbio gerado em algum ponto do meio, onde as partes que se movimentam atuam sobre as partes vizinhas, transmitindo parte desse movimento e fazendo com que essas partes se afastem temporariamente de sua posição de equilíbrio. Dessa maneira, o distúrbio é transmitido para novas porções do meio gerando uma propagação de ondas. Uma das propriedades da onda é que ela pode transportar energia ou informação de um lugar a outro do meio, sem que o meio seja transportado.
Neste experimento analisaremos o movimento de uma onda em uma corda elástica esticada, que é uma onda transversal. Os parâmetros fundamentais que define a onda são frequência velocidade e a amplitude e a sua forma de propagação.
Descrição Matemática de uma onda propagante:
As ondas que se propagam no sentido crescente do eixo das coordenadas ( para a direita neste caso) são descritas por uma função do tipo
Y (x, t)=A sin(kx−wt),
Onde K e W são constantes positivas, (A) é o parâmetro que descreve a magnitude da oscilação é chamada de amplitude. As ondas que se propagam no sentido contrário ou seja (para a direita) são descritas pela função:
Y (x, t)=A sin(kx+wt).
A constante K é conhecida como número de onda que se relaciona com o comprimento de onda .
Já a constante W é chamada de frequência angular e é medida em