Movimento Ondulatório
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Santa Cruz do Sul
2013
NOMES: Charles Estigarribia e Heitor Wellington.
TURMA: 202
TRABALHO DE FÍSICA
Trabalho apresentado à disciplina Física da Escola Estadual de Educação Básica
Estado de Goiás. Profª. Simone
Santa Cruz do Sul, 18 de outubro de 2013
1 INTRODUÇÃO É comum observarmos fenômenos naturais ou situações do cotidiano em que objetos ficam oscilando ou balançando de um lado para o outro, como o movimento de um balanço no parque de diversões, galhos de árvores ou o vaivém do pêndulo de um relógio. Alguns objetos, além de oscilar, produzem sons, como é o caso dos instrumentos de tubo – por exemplo, tambor e flauta – ou dos instrumentos de cordas – por exemplo, violão ou violino.
2 MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento. É um tipo de frequência do movimento, onde oscila a massa. É explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos (pêndulo ou vibração molecular). Para qualquer movimento harmônico simples, determina-se que quando o sistema é deslocado de sua posição de equilíbrio, uma força restauradora que obedece à lei de Hooke tende a restaurar o sistema para esse equilíbrio. Uma vez que a massa é deslocada da sua posição de equilíbrio, experimenta uma força resultante de restauração. Como resultado, ela acelera e começa a voltar à posição de equilíbrio. onde m é a massa inercial com a oscilação do corpo, x é o vetor de deslocamento para o equilíbrio estático e k é a equação da mola.
3 ONDAS EM UMA CORDA
A imagem abaixo mostra uma corda presa em uma de suas extremidades e esticada horizontalmente por uma pessoa. Se esta pessoa movimentar sua mão pra cima e, em seguida, pra