MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Podemos classificar como uma onda, qualquer perturbação ou vibração em um meio específico. As ondas produzem diversos movimentos, já que elas são formas de transmissão de energia (mecânica ou eletromagnética), como por exemplo, o movimento que ocorre quando lançamos uma pedra dentro de um rio.
Chamamos de ondulatória a parte da física que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas.
A onda não é capaz de se originar sozinha, visto que ela apenas faz a transferência de energia cinética de uma fonte. Portanto, fonte é o objeto ou meio capaz de criar uma onda.
Propagação das ondas:
Unidimensional: se propaga ao longo de uma única dimensão (em uma única direção num plano)
Bidimensional: se propaga ao longo de uma superfície (em várias direções em um plano)
Tridimensional: se propaga no espaço, portanto nas três dimensões.
Natureza das ondas:
Ondas mecânicas: são ondas que resultam da propagação de uma perturbação do meio – vibração de partículas de um meio elástico. Por exemplo, ondas de água, ondas sonoras, ondas sísmicas – partículas postas a vibrar obrigam partículas próximas a vibrar também. As ondas mecânicas necessitam de um meio para se propagarem.
Ondas eletromagnéticas: são ondas ligadas a campos elétricos e magnéticos variáveis, que não necessitam de um meio elástico para se propagar (propagam-se mesmo no vácuo). Por exemplo, a luz visível, radiação X, radiação ultravioleta, radiação infravermelha, microondas, ondas de rádio.
Meio elástico - meio que se deforma sob a ação de uma força externa, mas retoma a sua forma quando a força cessa.
Vibração das ondas:
Transversais: Vibram perpendicularmente à propagação.
Longitudinais: Vibram de acordo com a propagação.
Formato das ondas: Quando você vibra a extremidade de uma corda esticada, você produz ondas transversais na corda. Isto é, as partes da corda vibram para os lados, em ângulo