Movimento Harmonico Simples
Este relatório mostra o experimento realizado em laboratório com o objetivo de, através da análise do Movimento Harmônico Simples (MHS) por meio da oscilação de um pêndulo simples, determinar a aceleração da gravidade local.
Para a realização desse experimento utilizou-se de um corpo suspenso por um fio leve e inextensível de comprimento conhecido, cuja massa ao ser afastada de sua posição de equilíbrio em um ângulo estabelecido e solta, oscilava num plano vertical sob a influência do campo gravitacional e, acompanhando-se seu movimento periódico ser possível tomar medições referentes ao tempo necessário para efetuar uma oscilação, ou ciclo, completa.
O experimento foi realizado utilizando-se dois corpos de diferentes massas onde para cada corpo tomou-se cinco comprimentos diferentes de fio e, para cada diferente configuração “massa-fio”, efetuou-se três tomadas de tempo para uma observação de dez oscilações completas. Através das diferentes configurações “massa-fio” pode-se observar a real influência da massa e do comprimento do fio na determinação do tempo, ou período, das oscilações.
De acordo com as observações, as análises experimentais e as operações realizadas, foi possível também identificar as imprecisões no experimento, portanto efetuadas análises e cálculos de propagação de erros quando possíveis.
2- DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 2.1-Movimento Harmônico Simples
O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem-se ao deslocamento. É um tipo de frequência do movimento, onde oscila a massa, sendo explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos como pêndulo ou vibração molecular.
Num modelo físico