movimento harmonico simples
DISCIPLINA FÍSICA EXPERIMENTAL III
DOCENTE: Prof. Dr. LEVI LEITE
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES MHS
Nome do equipe :
Maria da costa belina Lizete maria Guterres
Alice joana da costa
ANO LECTIVO 2013.3
TRIMESTRE 50
CAMPUS PICI, CE fortaleza
OBJETIVOS
O objetivo da nossa aula pratica é para estudar, saber e experimentar o movimento harmônico simples e verificar o comportamento do período em relação a variação da massa, da constante elástica da mola e a amplitude de oscilação.
MATERIAL
Os equipamentos utilizados são:
Massas aferidas
Cronômetro
Molas cilíndricas em espiral (molas helicoidais)
Base com suporte
A régua
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Qualquer movimento que se repete a intervalos de tempo iguais constitui um movimento periódico. O movimento periódico de uma partícula pode sempre ser expresso em função de senos e co-senos, motivo pelo qual ele é denominado também Movimento Harmônico.
Um fenômeno é periódico quando se repete, identicamente, em intervalo de tempo iguais. O período T é o menor intervalo de tempo repeteação de fenômeno. Chama-se “Frequência” f o número de vezes que o fenômeno se repete na unidade de tempo. O período T é frequência f relacionam-se pela equação: f=1T ou T= 1f ...............................(1.1)
O movimento periódico é também denominado movimento harmônico, pois as suas equações podem se expressas em função de senos e cossenos.
Xt=X0cos(ωt)Vt= dxdt=-X0ω sen (ωt)Suponha que penduremos um corpo de massa m em uma mola suspensa verticalmente de constante k. Na Figura . o corpo está suspenso na mola em equilíbrio. Nessa posição, a mola está esticada de um valor 𝛥x suficiente para que a força vertical da mola sobre o corpo k d[ equilibre o peso do corpo mg. ou seja, uma força resultante orientada de cima para baixo de módulo igual a kx. Analogamente, quando o corpo está abaixo da posição de equilíbrio, x. Quando o corpo se move