Movimento harmonico simples
DISCIPLINA: FÍSICA 2
PROFESSOR: MARCELO MENDES
AULNA: KEYLA ESTUMANO
MOVIMENTO HARMONICO SIMPLES, ONDAS TRANSVERSAIS E LONGITUDINAIS
BELÉM , 2011
1- Movimento Harmônico Simples
Todo movimento que se repete em intervalos de tempo iguais é chamado de periódico. Mais precisamente, poderíamos dizer que, no movimento periódico, o móvel ao ocupar, sucessivamente, a mesma posição na trajetória, apresentar sempre a mesma velocidade e aceleração e que o intervalo de tempo para que ele se encontre duas vezes nessa posição, é sempre o mesmo. Pelas equações do movimento periódico são expressas a partir das funções seno e co-seno eles passar a ser chamados de movimento harmônico simples.
Quando um corpo oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, descrevendo uma trajetória retilínea, pode-se dizer que este corpo efetua um movimento harmônico simples linear e este ocorre em razão da ação de uma força restauradora.
Para exemplificar o estudo feito do MHS utilizaremos como referência um sistema massa-mola, que pode ser visualizado na figura a seguir.
O bloco em vermelho ligado a uma mola tendo como posição de equilíbrio do sistema a posição Xo.
Nesse sistema desprezaremos as forças dissipativas (atrito e resistência do ar). O bloco, quando colocado em oscilação, se movimentará sob a ação da força restauradora elástica, que pode ser calculada pela seguinte expressão:
A força elástica é diretamente proporcional à deformação da mola [X(m)], sendo K(N/m) a constante elástica da mola.
Relação período e Freqüência Período (T), de um movimento periódico, é o tempo decorrido entre duas passagens consecutivas do móvel por um mesmo ponto da trajetória (apresentando as mesmas características cinemáticas). Como se trata de um intervalo de tempo, a unidade de período é o segundo. Freqüência (f), de um movimento periódico, é o inverso do período. Numericamente, a freqüência representa o número de vezes que o móvel