atividade
DE CAIXA
Márcio Carneiro∗
_________________________SUMÁRIO_________________________
1.
INTRODUÇÃO. 2. ORÇAMENTO EMPRESARIAL. 3.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL E IMPACTO TRIBUTÁRIO. 4.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA PARA
REDUÇÃO DE CARGA TRIBUTÁRIA. 4.1 Lucro real. 4.2 Lucro presumido. 5. CONCLUSÃO.
ABSTRACT.
REFERÊNCIAS.
ANEXOS.
RESUMO
Este trabalho visa apresentar noções introdutórias sobre o orçamento empresarial e sobre como esta atividade, se planejada adequadamente e com cautela, pode vir a amortecer, de forma lícita, a carga tributária incidente sobre uma empresa. Para este fim, são apresentadas as noções de lucro real e lucro presumido – formas de apuração tributária que, dependendo de cada caso, são mais ou menos vantajosas.
Palavras-chave: Orçamento empresarial. Impacto tributário. Lucro real. Lucro presumido.
1 INTRODUÇÃO
O monitoramento da situação fiscal de uma empresa, quando realizado de maneira insatisfatória, engendra reveses de ação direta sobre seu respectivo fluxo de caixa, o que vai de encontro aos interesses primários do administrador. Por outro lado, uma monitoração tributária bem elaborada acarreta considerável redução de custos, assim como a redução de riscos decorrentes de possíveis autuações fiscais. O presente trabalho demonstrará como o
∗
Professor, mestre, possui mestrado em Engenharia de produção Com ênfase em Planejamento e Custos pela
Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é Professor da Faculdade de Direito Milton
Campos e Professor da FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO MILTON CAMPOS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nas seguintes áreas: mercado financeiro, gestão tributária, investimentos, finanças e tributos.
administrador, mediante orçamento empresarial adequado, é capaz de amortecer a carga tributária incidente sobre sua empresa.
2 ORÇAMENTO