Movimento Frances
A burguesia francesa diferentemente a da alemã, sempre esteve à frente dos assuntos políticos relacionados ao estado. A burguesia tinha o papel burocrático no estado francês, sendo ela um dos principais conselheiros do rei nos assuntos políticos.
Na metade do século XVIII, enfrentava – se na França uma grande crise financeira, oriundo dos gastos públicos da corte e com a acessão da Inglaterra (Que vinha de uma grande revolução industrial).
A principal medida oposta pelo rei para conter a crise financeira, foi aumentar aos impostos. A alta carga tributária francesa, não bem vista pelos os burgueses, (já que eles eram os principais pagadores de impostos). Crescia dentro da burguesia um movimento reformista, na a principal reivindicação era a diminuição da carga tributária, contra pondo o interesse do rei.
Mesmo com uns dos principais nomes burguês no controle financeiro do estado o movimento foi crescendo e se impondo às sanções do rei. O movimento reformista não tinha a intenção de derrubar o rei, mais sim, a diminuição das cargas tributárias para poder competir com o mercado Inglês. A cada dia que passa a corte se afundava em dividas e tributos cada vez mais subindo. Quando a burguesia disse não ao aumento dos tributos e se retirou da convenção no palácio de Versalhes, iniciou-se ali a batalha da burguesia contra a corte.
O movimento reformista foi fundamental para o desenvolvimento do estado francês,
Iniciando ali uma nova perspectiva de estado ganhando apoio do proletariado e provocando neles um sentimento nacionalista. A sociedade francesa esta em acessão politica, crescendo o desgaste politico do rei. Inúmeras batalhas iniciaram-se, muito sangue foram derramadas, muitas ideias foram crescendo e sentimento de uma nação livre foi crescendo. Seu ápice deu inicio na revolução francesa que tempos mais tarde expulsou rei do poder e tornando – se uma nação soberana, rica e competitiva. Sua ideia de democracia foi modelo