Introdução a Engenharia
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
LAZARO E SAMARA
MERCADO DO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL NA ATUALIDADE
24/02/2014
TEÓFILO OTONI
2014
LAZARO INACIO FERREIRA SANTOS
SAMARA
MERCADO PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO CIVIL NA ATUALIDADE
Pesquisa submetida à Professora Izabel Cristina Marques, como requisito parcial para o cumprimento da disciplina Introdução a Engenharia e Ética Profissional.
Turma – 1º Período A
Teófilo Otoni - MG
FEVEREIRO/2014
O Profissional
O Engenheiro civil é o profissional que se dedica à área de construções, sejam elas de edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, túneis, viadutos, etc. Para isso o mesmo realiza estudos e projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, etc buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres, porém, nunca se esquecendo de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.
É necessário que o engenheiro civil aprofunde-se em matemática, ciências, e ainda deverá possuir uma mente que crie soluções novas, onde muitas vezes aparentemente não se vislumbram opções favoráveis ao que se almeja construir. Além disso, deverá aguçar o seu senso de responsabilidade, e conhecimento para aquilo em que está concentrado o seu trabalho, pois estruturas formadas deverão estar preparadas para suportar terremotos, vendavais, furacões, mudanças de temperatura, e vários outros fatores inerentes às construções.
O que e um engenheiro? A.M. Wellington (1847-1895) descreveu a engenharia como “a arte de fazer... bem, com um dólar, aquilo que qualquer outro pode fazer com dois”.
Os Engenheiros são indivíduos que combinam conhecimento de ciência, matemática e economia para