Movimento contra a globalização
1) Até que ponto você acredita que têm chances de êxito os movimentos que têm o objetivo de preservar as culturas locais e combater a globalização cultural? Que fatores podem favorecer as culturas locais? E que fatores favorecem a globalização cultural? Acredito que não tem chances de êxito combater a globalização cultural, pois cada vez mais ela está se expandindo. E as pessoas não se incomodam com isso e continuam possibilitando essa demanda cultural. Os fatores que podem favorecer as culturas locais, penso ser as instituições escolares, centros culturais e diversos tipos de divulgações locais. E os que favorecem a globalização cultural é todos os meios da tecnologia. Exemplo: Facebook,twiter,whatsapp e e-mail entre outros meios de comunicação.
2) A estratégia de criar uma igreja para combater a globalização é eficaz? Pode ser mais eficaz do que o movimento das Cidades Lentas na Itália? Pode não ser tão eficaz, mas já é um bom começo. Quanto a eficácia do movimento das cidades lentas houve uma intenção positiva. Sabe-se que quem detêm o poder aquisitivo alto, ele não pede ele manda, ocupa espaços. Passa como um trator entre os fracos e oprimidos, que muitas vezes subjugados abrem mão de seus direitos permitindo o que percebemos através deste questionamento. O importante é sabermos que sempre existirá grupos empenhados neste não consumismo.
3) Como consumidor, que fatores levam você a preferir a comida padronizada das lanchonetes? E que fatores o levam a permanecer com suas tradições? A correria do dia a dia, o cansaço, as cobranças pela falta de tempo e o horário a cumprir no trabalho. Os fatores que me permitem permanecer com as tradições é a qualidade de vida, a preocupação dos meus familiares com a alimentação adequada, pois sabemos que envolve a nossa saúde. E este é o nosso maior tesouro.