MOVIMENTO ABOLICIONISTA E A QUEDA DA MONARQUIA
PLANO DE AULA
Tema: Movimento Abolicionista e a queda da Monarquia.
Série: Alunos do 1º Ano de Ensino Médio.
Objetivos: Definição do contexto histórico e o impacto das idéias abolicionistas, através de seu expoente o jovem Joaquim Nabuco e outros que se ajuntariam posteriormente, buscaremos correlações de seus pensamentos com a queda da monarquia e conseqüentemente a instalação da República, buscando o aprofundamento das linhas estabelecidas pró e contra ao movimento. Entender que não fora somente o movimento ideológico abolicionista que levou a queda da monarquia, mas principalmente a contribuição motivada pela resistência escrava e as formações dos Quilombos.
Conteúdos: Movimento ideológico abolicionista e as resistências escravas diante das opressões.
Duração: Duas aulas
Procedimentos anteriores à aula:
Realização de pesquisas históricas sobre o tema, sobre os principais idealizadores do movimento e suas influências abolicionistas, frente as oposições dos escravistas que debatiam acerca da manutenção do trabalho escravo.O papel desempenhado pela mídia da época por meio de seus artigos impressos em jornais,a adesão internacional no movimento.
Estruturação da atividade que iniciará a aula, através da montagem de um curto vídeo, apresentando imagens dos personagens abolicionista, dos escravos na lide diária, das resistências escravas à fuga e a formação dos Quilombos.
Preparação de um texto onde será apresentado a cada aluno como o movimento abolicionista cooperou com a queda do império, após será solicitado um debate em grupo de seis alunos e a produção de um texto acerca do assunto debatido para ser entregue na próxima aula.
Desenvolvimento da aula:
Espaço Físico: Auditório de projeção de imagem, sala de aula.
1º Momento – duração 10 minutos.
Apresentação do vídeo no auditório das imagens, dos atores que participaram do movimento abolicionista, bem como as