Trabalho de Hist ria
Americana, 2014
Nome: Joice Peixoto Lopes N°16 2°B
Professora: Marcia
Guerra do Paraguai e Movimento abolicista e as leis
Introdução
Esse trabalho falará sobre a guerra do Paraguai que nada mais foi um conflito militar nos anos de 1864 á 1870 e tinha o objetivo de aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico e quais foram suas influencias para o abolicismo (libertação dos escravos) e as leis que foram criadas: lei do vente livre (que os filhos dos escravos eram libertos), lei dos sexagenários (os escravos com mais de 60 anos eram libertos) e a lei da Aurea que foi a libertação definitiva dos escravos, através de documentos e etc. Essas leis foram todas criadas em ordem.
Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai foi o mais longo e sangrento conflito ocorrido na América do Sul.
Durante 5 anos, o Brasil, a Argentina e o Paraguai, apoiados financeiramente pela Inglaterra, travaram esta batalha que traria sérias consequências.
O Paraguai - juntamente com a Argentina e o Uruguai - estavam sob o domínio espanhol e faziam parte do vice-reino do Prata. Não tinha acesso direto ao mar, o rio da Prata era seu principal meio de contato com o mundo exterior e dependia de Buenos Aires, que controlava o estuário.
Para não ser dependente do exterior, o Paraguai desenvolveu uma política interna iniciada pelo ditador Francia e aprimorada pelos seus sucessores - Carlos Antônio López e seu filho Francisco Solano López.
Francia transformou latifúndios em fazendas do Estado, diversificou a economia, monopolizou o comércio exterior e confiscou as propriedades dos grandes empresários rurais. Seus sucessores mantiveram e ampliaram essa política que trouxe como consequência uma economia sólida e uma força militar considerável.
O Paraguai era um dos países mais desenvolvidos da América do Sul, se equiparava aos Estados Unidos do mundo atual. Todo esse avanço amedrontava os ingleses que estavam à