Trabalho de administração
A abordagem sistêmica é uma metodologia que busca conjugar conceitos de diversas ciências a respeito de determinado objeto de pesquisa. É baseada na ideia que um objeto de estudo possui varias dimensões que podem ser estudadas e entendidas por muitas ciências.
No inicio do século passado a Abordagem Clássica era influenciada por três princípios intelectuais dominantes em quase todas as ciências. Seriam eles:
Reducionismo;
Pensamento Analítico;
Mecanismo.
Com o inicio da TGS (Teoria Geral do Sistema), esses princípios anteriores foram substituídos pelos princípios opostos. São eles:
Expansionismo;
Pensamento Sintético;
Teleologia
Expansionismo: É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenômeno maior. Essa transferência da visão focada nos elementos fundamentais para uma visão focada em um todo denomina-se Abordagem Sistêmica.
Pensamento Sintético: é um fenômeno visto como parte de um sistema maior, ele trabalha direto com o todo. Por exemplo: uma montadora de automóveis, o pensamento sintético se preocuparia com os setores que são responsáveis pela montagem de um veiculo e não com setores que descobrem os matérias para construção das peças para a montagem do mesmo.
Teleologia: é o estudo de comportamento com finalidade de alcançar objetivos e passou a influenciar poderosamente as ciências. Diferente da concepção mecanista, onde o comportamento é explicado pela identificação de suas causas e nunca do seu efeito, na concepção teológica o comportamento é explicado por aquilo que ele produz, ou por aquilo que é seu proposito ou objetivo, produzir.
A partir desses três princípios a Teoria Geral dos Sistemas (TGS), proporcionou o surgimento da cibernética e desaguou a Teoria Geral da Administração (TGA), redirecionando as concepções. Foi a verdadeira revolução no pensamento administrativo.
A Abordagem Sistêmica da Administração, aplica-se em três escolas principais:
Cibernética e Administração;