Motores hidráulicos
Motores Hidráulicos
Engenharia Mecânica
CAMPINAS – SP
2013
Motores Hidráulicos
Trabalho apresentado para a disciplina “Controle
Hidráulico e Pneumático” do Curso de Engenharia
Mecânica da
Universidade São Francisco, sob orientação do Prof. Amauri Olivio, como exigência parcial de média bimestral.
CAMPINAS – SP
2013
Introdução
Hoje, devido a alta necessidade criada pelo mercado de se ter motores que consigam trabalhar nos mais diversificados ambientes de trabalho, tanto na área industrial, quanto na área agrícola, foram criados os motores hidráulicos, que por sua construção, característica e funcionamento podem ser empregados nas mais diversas aplicações.
Consistem basicamente em uma carcaça com conexões de entrada e saída e de um conjunto rotativo ligado a um eixo, com o objetivo de converter energia hidráulica em mecânica. Podendo ser empregados em maquinas agrícolas, serras, esteiras rolantes entre outras.
As vantagens de se aplicar um motor hidráulico, comparando com outros tipos de motores, são: a diferença de peso e potência, a capacidade de trabalhar nos dois sentidos de giro, trabalham em ambientes desfavoráveis que seria impossível para outros tipos de motores, podem trabalhar submersos e serem ligados e desligados diversas vezes sem acarretar problemas de superaquecimento.
Desenvolvimento
O principio de funcionamento de um motor hidráulico é o recebimento de um fluido em alta pressão, no qual gira o motor, uma vez que flui através dele e depois retorna para o reservatório. O ciclo se repete mantendo assim o motor em funcionamento.
Características
O motor é um atuador rotativo, o qual tem por função básica converter a energia hidráulica em energia mecânica rotativa.
A energia hidráulica fornecida para um motor hidráulico é convertida em mecânica sob a forma de torque e rotação. Construtivamente, o motor assemelha-se a uma bomba, excetuando, evidentemente, a aplicação que é
inversa