o Comentar o filme “Em Nome de Deus” sob o aspecto da educação européia medieval
O filme “Em nome de Deus” passa no século 12 na França, Heloise foi criada num convento e com 16 anos seu tio pede para busca-la. A igreja tinha o poder maior, todas as decisões passavam pelos bispos.
Nessa época as mulheres eram tratadas como objetos e existia o casamento arranjado. A maioria das mulheres não tinham voz ativa, e algumas trabalhavam como serviçais, Heloise era uma mulher de muita inteligência.
Abelardo era um conhecido Filósofo e professor na catedral, muito respeitado que cativou muito rápido seus alunos. Antigamente os professores costumavam ser castos. Com o propósito de passar a vida inteira ensinando e servindo a Deus.
Até que se encontra com Heloise, sua esperteza, inteligência e sua beleza desperta em Abelardo um sentimento diferente de tudo que havia sentindo depois que se entregou para castidade. Abelardo vira seu professor e começa a passar a ela seus conhecimentos. A escola que Abelardo lecionava havia apenas garotos, e era em um cômodo grande todos ficavam de pé e questionando entre si.
Abelardo e Heloise começam a se envolver, e ela engravida. Abelardo trava consigo uma luta, tentando se afastar de Heloise, mais ele a amava muito. Como seu tio não aceitava o envolvimento dos dois, Heloise fugiu e foi viver com sua cunhada dando a luz a Astrolábio.
Abelardo sofre um atentado organizado pelo tio de Heloise, e ela resolve volta e cuidar dele. É ai que ele resolve abrir a mão desse amor e viver pela igreja. Vira monge e pede a ela para virar freira.
Passam a vida inteira separados um do outro vivendo para o trabalho. Até que em seu ultimo encontro, Abelardo pede para ser enterrado nesse lugar.
Nesse filme pude ver a educação de antigamente, onde poucas mulheres tinham a oportunidade de estudar, e quando tinham essa oportunidade eram feitas nos conventos, a educação era aplicada apenas aos homens, mais nem todos tinham a oportunidade. Pelo que