Dimensionando Bombas, Motores hidráulicos e Tubulações
BOMBAS
MOTORES HIDRÁULICOS
TUBULAÇÕES
Dimensionamento Bombas
Após o término do dimensionamento dos atuadores e verificação da vazão induzida, devemos então tomar como referência para a vazão da bomba, a maior vazão induzida calculada, que normalmente será a vazão induzida de retomo (Qir).
Nesse caso, assume-se que:
Qir≥ QB > Qia
Portanto, para o exemplo anterior, a vazão da bomba que deve ser utilizada como referência de projeto no catálogo do fornecedor deverá ser de 41 l/min.
Sintetizando então, para dimensionar a bomba de um sistema hidráulico, basta que utilizemos as equações abaixo a fim de determinar os limites máximo e mínimo de vazão e buscar no catálogo do fornecedor a bomba que satisfaça nossas necessidades, tendo uma vazão que seja no máximo igual ou menor que a maior vazão induzida calculada.
Dimensionamento Bombas
Se no projeto houver a necessidade de utilização de atuadores sincronizados, ou seja, dois ou mais atuadores sendo acionados simultaneamente no avanço e/ou retomo, as suas vazões induzidas de retomo devem ser somadas, bem como as de avanço. A vazão da bomba será então no máximo igual ou menor que a soma das vazões induzidas no retomo e maior que a soma das vazões induzidas no avanço. Havendo a necessidade de utilização de um ou mais motores hidráulicos no projeto, nesse caso, sendo a vazão requisitada por eles maior que a dos atuadores, deve a bomba ser dimensionada pela vazão dos motores.
Entretanto, não podemos esquecer a questão da pressão da bomba. Ao selecionarmos uma bomba para nosso projeto, devemos considerar que ela forneça e suporte no mínimo a pressão de trabalho necessária ao atuador de maior solicitação quanto à pressão (cilindro hidráulico ou motor), mais a perda de carga da linha de pressão do sistema (tema a ser estudado). Assim:
Dimensionamento Bombas
Concluímos então, que a escolha da bomba é a última etapa a ser feita no dimensionamento de nosso projeto, uma vez