Motor universal
O motor universal é um motor elétrico de pequenas dimensões, projetado para ser utilizado em aparelhos portáteis ou de uso doméstico. Um motor com estas finalidades tem seu esquema elétrico adaptado para funcionar com qualquer tipo de tensão disponível.
A Figura 1 abaixo mostra o rotor (parte que gira) e o estator (parte fixa) de um motor universal, e a Figura 2 mostra todo aspecto construtivo as ligações da máquina.
Figura 1 – Estator e rotor do motor universal
Figura 2 – Aspectos construtivos e ligações do motor universal
O motor universal é o único motor monofásico cujas bobinas do estator são ligadas eletricamente ao rotor por meio de dois contatos deslizantes (escovas). Esses dois contatos, por sua vez, ligam em série o estator e o rotor. Vamos analisar um exemplo. Um motor em série de pequena potência, com algumas modificações no seu circuito interno, ou seja, um motor cujos enrolamentos de campo e de armadura estão conectados em série, funcionará bem tanto em CC quanto em CA (corrente alternada). Observe o esquema da Figura 3.
Figura 3 – Representação em esquema do motor universal
O motor desta maneira é um motor universal. O bobinado da parte fixa chama-se bobinado de campo. O bobinado da parte giratória chama-se bobinado da armadura ou induzido.
Alguns cuidados terão que ser tomados na bobinagem. É necessário que o bobinado de campo seja executado sobre um núcleo formado por um “pacote” de placas de silício. Estas placas têm a finalidade de cortar o caminho das correntes parasitas, ou seja, as correntes elétricas que circulam no ferro, causadas pela variação do campo magnético.
Um motor universal de potência mais elevada pode ser obtido se forem feitas modificações no projeto do motor, para que ele tenha bom desempenho com CC e com CA.
A Figura 4 representa a aplicação de corrente alternada no motor universal. Nesse caso, a polaridade se inverte a cada ciclo da corrente alternada.
Figura 4– Mudança da polaridade na alimentação