Motores Universais
Chama-se motor universal, um motor série que tem a característica conveniente de poder funcionar seja em corrente alternada, seja com corrente contínua, e com características semelhantes, desde que os núcleos de estator e do rotor sejam laminados.
Quando as estruturas do rotor e do estator de um motor ligado em série são laminadas apropriadamente, para que as perdas CA por correntes parasitas sejam reduzidas, o motor resultante é referido como motor série universal. Esse motor tem a útil capacidade de poder funcionar com correntes alternadas ou contínua apresentando características similares.
O ângulo de conjugado é fixado pela posição das escovas e normalmente está posicionado em seu valor ótimo de 90º. Se a corrente alternada for fornecida a um motor universal, o conjugado terá sempre o mesmo sentido, embora pulse em magnitude com o dobro de frequência da linha. Um conjugado médio será produzido e, em geral, o desempenho do motor será semelhante ao de um de corrente contínua.
As características CA e CC diferenciam-se por duas razões:
Com corrente alternada, as quedas de tensão nas reatâncias de campo e de armadura absorvem parte da tensão aplicada. Portanto para uma corrente e um conjugado dados, a força contra-eletromotriz rotacional gerada na armadura é inferior à FCEM com corrente contínua, e a velocidade tende a ser menor.
Com corrente alternada, o circuito magnético pode ficar bastante saturado durante os picos da onda de corrente. Assim, o valor eficaz do fluxo pode ser apreciavelmente menor com corrente alternada do que com o mesmo valor eficaz de corrente contínua. Portanto o conjugado tende a ser menor com corrente alternada do que com contínua.
Na faixa das potências fracionárias, o motor universal proporciona a maior potência por centavo, às custas de ruído, vida relativamente curta e alta velocidade. Para controlar a velocidade e o conjugado de um motor série universal, pode-se variar