MOTOR UNIVERSAL
O motor universal. É um motor originalmente de corrente contínua, mas que também funciona bem em corrente alternada. Possui os enrolamentos de campo (enrolamentos do estator), ligados em série com os enrolamentos do rotor, de maneira que sejam sempre percorridos pela mesma corrente. Pelo fato de funcionar bem tanto em corrente contínua quanto em alternada, recebeu o apelido de Motor Universal. É amplamente usado em furadeiras elétricas e eletrodomésticos. A construção e o princípio de funcionamento do motor universal são iguais ao do motor em série de corrente contínua.
Esse motor pode funcionar tanto com alimentação DC como AC. Um verdadeiro motor elétrico DC não aceita alimentação AC (essa inverte o sentido da corrente a cada meio ciclo e isso apenas causaria trepidações); do mesmo modo, um verdadeiro motor AC (como veremos) não aceita alimentação DC (essa não oferecerá as convenientes alterações do sentido da corrente para o correto funcionamento do motor).
Ao ligar esses motores à rede alternada, circulará uma corrente pelo induzido e pela excitação em série. Esta excitação produz um fluxo, que actua sobre a corrente do induzido criando um par. Posto que a corrente ou fluxo se invertem simultaneamente o par continua a aturar no mesmo sentido.
Esse tipo de motor é o motor mais empregado e está presente em máquinas de costura, liquidificadores, enceradeiras, batedeiras elétricas, aspiradores de pó etc, e também em máquinas portáteis, como furadeira, lixadeira e serras. Em tais motores, com o tempo de uso, haverá desgastes nas escovas e deverão ser substituídas.
REFERÊNCIAS
FERRAZ, L.N. – Motores Elétricos, disponível em: <http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/motor_teoria1.asp.> Visualizado dia 18.09.2014 às 15:31 hrs.