Motor elétrico CC CA
O motor elétrico é uma máquina que transforma energia elétrica (movimento rotativo/gerador) em energia mecânica (motor), e uma reduzida percentagem em perdas.
As perdas, que são inerentes ao processo de transformação, são quantificadas através do rendimento.
Usualmente disponibilizada em um eixo de rotação, possui construção simples e custo reduzido, além de ser muito versátil e não poluente. O motor elétrico tornou-se um dos mais notórios inventos do homem ao longo de seu desenvolvimento tecnológico. A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas, equipamentos mecânicos, eletrodomésticos, entre outros, não menos importantes.
A energia elétrica utilizada hoje em dia na distribuição e transporte da mesma é a corrente alternada, porém os motores de corrente contínua têm tradicionalmente grandes aplicações nas indústrias sendo que, são eles que permitem variação de velocidade como de uma esteira ou de um comboio por exemplo. Atualmente componentes eletrônicos de tensão alternada já são capazes de controlar a velocidade do motor assíncrono facilmente e pelo seu menor custo e recursos de aplicação estão substituindo os motores de corrente contínua na maior parte das aplicações.
Existem diversos tipos de motores elétricos, desde potências minúsculas de alguns watts até potência na faixa de megawatts, os quais podem ser divididos em duas grandes famílias. A primeira é a família dos motores acionados por corrente contínua (motores CC). A segunda é a dos motores acionados por corrente alternada (motores CA), que podem ser dos tipos síncrono ou assíncrono (também denominado motor de indução). E serão esses dois tipos que serão abordados neste trabalho.
-Transformação de energia no motor
A ação motora aciona diversos tipos de máquinas e equipamentos, tais como: bombas de água, ventiladores, compressores, prensas, tornos, correias transportadoras, entre diversas outras aplicações. Observando então que é a partir dessas aplicações,