pedagogia
O pensamento pedagógico do socialismo buscou a democratização do ensino, com a iniciativa dos movimentos populares, junta alguns intelectuais que se opuseram á concepção burguesa.
Os princípios de uma educação pública socialista foram enunciados por Marx (1818-1883) e Engels (1820-1845) e desenvolvidos entre outros, por Vladimir Ilich Lênin (1870-1924). Esses teóricos nunca realizaram uma sistematização da escola e de educação, mas suas idéias foram disseminadas em torno de seu seus trabalhos, de forma fragmentada, mas dentro de um contexto com criticidade nas relações sociais.
Marx e Engels, em seu manifesto do partido comunista (1847- 19848), se basearam na defesa de uma educação pública e gratuita, para todas as crianças.
Outro histórico é Antonio Gramsci (1891- 1957), defensor da escola socialista, que buscou a idéia centralizadora democrática. O trabalho é visto por ele, como um princípio antropológico e educativo básico de formação. Faz críticas contundentes contra a escola tradicional que dividia o ensino em clássico e profissional, o último destinando-se ás “classes instrumentais” e o primeiro às dominantes e aos intelectuais. Essa divisão serviu para justificar o dualismo entre trabalhadores intelectuais e manuais.
Defende uma “escola critica e criativa, cuja dialética é a de tornar ao mesmo tempo clássica, intelectual e profissional. Com isso busca na escola unitária o início de novas relações entre trabalho intelectual e trabalho industrial, não apenas na escola, mas em toda vida social.
Gramsci defendeu uma nova camada de intelectual, substituindo o modo ser intelectual baseado na eloqüência ditada pelas paixões, mas sim num imiscuir-se ativamente na vida prática, como construtor, organizador, permanente. No mundo moderno a educação técnica, estreitamente ligada ao trabalho industrial, mesmo ao mais primitivo e desqualificado, deve constituir a base do novo intelectual, da técnica-trabalho, eleva-se á