Máquinas
Resumo— O funcionamento das máquinas tornou-se um estudo amplo na área da engenharia elétrica. O presente trabalho abordará os tipos de máquinas , como as mesmas são construídas, como funcionam e as diferenças entre os motores CC e CA.
Apresentamos as especificações de algumas máquinas de acordo com os catálogos da Weg e Siemens. Mostramos as vantagens de se usar uma máquina de corrente alternada em relação a uma máquina de corrente contínua e como as máquinas são amplamente utilizadas nos dias de hoje.
Palavras-chave — Máquinas CC , Máquinas CA
1 - Introdução
Os estudos sobre a corrente alternada tiveram pioneirismo em Nikola Tesla (1856-1946).Os primeiros motores elétricos operavam por corrente elétrica contínua , mas exigiam um sistema de conexões por faíscamento para induzir um efeito de rotação no motor.
O funcionamento de motores e geradores apresentaram melhoras quando começaram a se utilizar sistemas de corrente alternada. Em 1880 Tesla mudou –se para
Budapeste , onde começou a trabalhar no escritório central dos telégrafos, nessa época sua idéia de um motor CA começou a persegui-lo. Tesla percebeu um campo giratório de energia, repentinamente ele notou que poderia reproduzi esse campo giratório ao energizar os enrolamentos de bobinas de um motor em diferentes passos ou pistões de uma máquina. Assim as forças magnéticas de atração e repulsão literalmente fariam girar o rotor em torno de seu eixo, o equivalente elétrico da roda, e tudo isso sendo conseguido com correntes alternadas. A utilização das máquinas , encontra –se bastante presente nos dias de hoje. As máquinas mais utilizadas podem ser dos tipos:
Máquina síncrona (CA) , com um campo rotativo e uma armadura fixa.
Tanto os motores de corrente contínua quanto os motores de corrente alternada podem possuir excitação única, sendo ela no seu estator ou no seu rotor ou excitação dupla, excitada no