Motor CC imã permanente
236855788035Os motores de corrente contínua (CC) operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes.
Ao passar corrente elétrica por duas bobinas próximas, os campos magnéticos gerados farão com que ocorram forças de atração ou repulsão, como visto na figura acima.
A ideia básica de um motor é montar uma bobina entre os pólos de um imã permanente, como podemos observar na figura abaixo:
42545026670
Partindo da posição inicial, temos os polos da bobina móvel alinhados com os polos do imã. Ao passar uma corrente elétrica por essa bobina, haverá uma força de repulsão, fazendo com que haja um movimento no conjunto móvel. Esse movimento pode ser observado abaixo:
141541597155
A tendência do rotor é dar meia volta para seu polo Norte se aproxime do polo Sul do imã permanente. Da mesma forma, seu pólo Sul se aproximará do polo Norte pelo qual será atraído.
No entanto, no eixo do rotor, por onde passa a corrente que circula pela bobina, existe um comutador. A finalidade deste comutador é inverter o sentido da circulação da corrente na bobina, fazendo com que os pólos mudem.
1271905169545
Assim, a força de atração se transformará em força de repulsão, fazendo com que o rotor continue o giro e “tente” voltar para a posição inicial. Para isso, o rotor terá que dar mais uma volta.
Quando o equilíbrio estaria prestes a acontecer, o comutador entra em ação e inverte a corrente, com isso, os polos do rotor novamente se invertem.
1036320332740
Então, o motor continua girando para tentar achar sua posição de equilíbrio, o que nunca acontecerá, por conta do comutador (enquanto houver corrente elétrica circulando).
Características
O material usado na construção de um motor cc com imã permanente pode ser de um entre três tipos: imã de alnico, imã cerâmico (ferrita) ou imãs de terras raras. Estes materiais têm a característica particular de elevada densidade de fluxo residual e grande força coersiva. O alnico