funcionamento dos motores
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA – TELECOMUNICAÇÕES
Brayan Jesus Santos
Gelson da Silva Dalmaso
Jovane Martins Brito
Renato Ferreira Costa
MOTORES ELÉTRICOS E SEUS PRICÍPIOS DE FUNCIONAMENTO
VILA VELHA
2014
Brayan Jesus Santos
Gelson da Silva Dalmaso
Jovane Martins Brito
Renato Ferreira Costa
MOTORES ELÉTRICOS E SEUS PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Engenharia elétrica - telecomunicações da Faculdade Novo Milênio, como requisito parcial para aprovação na disciplina Projeto Integrador.
Orientadores: Profª. Paula Dorigatti; Prof. Alan J. Romanel Ambrózio.
VILA VELHA
2014
AGRADECIMENTOS
A Deus pela eterna presença, segurança e incentivo que, nos momentos mais difíceis, iluminou nossos caminhos nos dando forças indicando a direção exata.
A Professora Paula Dorigatti, com seu rigor, disciplina, e metódica nos detalhes, fizeram nossa total ignorância e despreparo para a tarefa, transformar-se em um aprendizado útil, esclarecedor, nos preparando para os trabalhos futuros na sequência do árduo caminho que temos pela frente nos próximos três anos, até o último trabalho de conclusão de curso, o temido TCC.
Aos nossos familiares e amigos, que acompanham e nos apoiam nessa longa jornada até o fim do curso.
1 INTRODUÇÃO
A eletricidade é um fenômeno natural que resulta da existência e interação de cargas elétricas. O desenvolvimento da humanidade se deve a ela e a um fenômeno relacionado, o magnetismo. O homem primitivo já conhecia um mineral que apresentava propriedades de um imã com capacidade de atrair pequenos fragmentos de ferro, a magnetita (DORF; SVOBODA, 2012).
Em 1675 o físico e estudioso Robert Boyle, baseado em estudos do livro De Magnet, do inglês William Gilbert, publicou os resultados de seus experimentos em eletricidade, o que foi um grande passo no estudo da eletricidade e do