Conflitos na palestina
Força de Lorentz
Quando uma partícula está carregada eletricamente, e atua sobre ela um campo electromagnético, essa mesma partícula fica sujeita à resultante das forças elétrica e magnética, que se denomina por força de Lorentz.
No caso geral, em que temos um campo elétrico e um campo magnético, a força sobre uma carga em movimento é dada por: A expressão mostra que, se uma partícula não estiver carregada eletricamente, não será afetada. Se uma partícula entrar num campo magnético perpendicularmente a ele, irá começar a fazer um movimento ao longo de uma circunferência. Caso atinja o campo magnético obliquamente à direção desse mesmo campo, irá realizar um movimento helicoidal, cujo eixo coincide com a direção do campo magnético.
A força de Lorentz é fundamental para o estudo do electromagnetismo.
Princípio de funcionamento de um motor simples:
O que faz girar o rotor do motor elétrico?
O rotor do motor precisa de um torque para iniciar o seu giro. Este torque (momento) normalmente é produzido por forças magnéticas desenvolvidas entre os polos magnéticos do rotor e aqueles do estator. Forças de atração ou de repulsão, desenvolvidas entre estator e rotor, 'puxam' ou 'empurram' os polos móveis do rotor, produzindo torques, que fazem o rotor girar mais e mais rapidamente, até que os atritos ou cargas ligadas ao eixo reduzam o torque resultante ao valor 'zero'. Após esse ponto, o rotor passa a girar com velocidade angular constante. Tanto o rotor como o estator do motor deve ser 'magnéticos', pois são essas forças entre polos que produzem o torque necessário para fazer o rotor girar.
Todavia, mesmo que ímãs permanentes sejam frequentemente usados, principalmente em pequenos motores, pelo menos alguns dos 'ímãs' de um motor devem ser 'eletroímãs'.
Um motor não pode funcionar se for construído exclusivamente com ímãs permanentes. Isso é fácil de perceber, pois, não só não haverá o torque inicial para 'disparar' o movimento, se eles já