Victor
Tema:Motor eletrico e Campainha eletrica
Turma: e Numero 46
Professor: Salvador
Nome: Victor joão Muchave
Maputo
17/06/2015
Motor eletrico
No motor de CC existe um campo magnético fixo formado pelas bobinas de campo. Há também condutores instalados nesse campo (no rotor), que são percorridos por correntes elétricas.
A representação esquemática a seguir mostra como aparece o movimento girante em motores de CC.
Figura 4 – Movimento do rotor em motores de CC
Na Figura 4, você pode observar que a corrente que circula pela espira do rotor movimenta-se nos dois sentidos: por um lado, a corrente está entrando e, por outro, saindo. Isso provoca a formação de duas forças contrárias de igual valor
(binário), das quais resulta um movimento de rotação (conjugado), uma vez que a espira está presa à armadura (ou rotor) e suspensa por um mancal.
Essas forças não são constantes em todo o giro. À medida que o condutor vai se afastando do centro do pólo magnético, a intensidade das forças vai diminuindo.
Nos motores de CC, para que haja força constante, as espiras colocadas nas ranhuras da armadura estarão defasadas entre si e interligadas ao circuito externo por meio do coletor e das escovas.22 M otor elétrico
Fique ligado!
Figura 5 – Posição das escovas
Quando o rotor (ou armadura) do motor de CC começa a girar, condutores de cobre cortam as linhas magnéticas do campo. Em conseqüência, uma força eletromotriz induzida força a circulação de corrente no circuito da armadura, no sentido contrário à corrente de alimentação do motor.
A força eletromotriz induzida, por ser de sentido contrário à tensão aplicada, recebe o nome de força contra-eletromotriz (fcem). fcem = força contra-eletromotriz é a ddp (diferença de potencial) que aparece se opondo ao sentido da tensão fornecida pela fonte.
Tipos de motores de corrente contínua
Os motores de corrente contínua são classificados segundo o tipo de ligação de seus campos.