Motivção
Para se entender o comportamento humano é preciso primeiramente compreender o conceito de motivação humana. De forma geral motivo, é uma força que faz com que o indivíduo aja de uma maneira específica. Esse motivo pode ser causado tanto por estímulos externos quanto por processo mentais do indivíduo. Nesse sentido ó processo de motivação está relacionado à cognição, ou seja, o conhecimento sobre si e a respeito do ambiente ao seu redor.
O ambiente comportamental os objetos, pessoas ou situações se dividem em valências positivas e negativas. As positivas são as que podem satisfazer as necessidades do indivíduo que o atraem. Já as negativas são aquelas que podem causar algum dano para o indivíduo, gerando repulsa por parte da pessoas. Dessa forma o ser humano separa suas prioridades e se comporta de maneira especifica.
O modelo de comportamento humano proposto por Lewin, diz que o comportamento (C) se relaciona com a pessoa (P) e com o meio em que ela está inserida (M), e é representado pela função: C = f(P,M)
A motivação é gerada basicamente por necessidades humanas. Assim como os humanos, porém, as necessidades variam de ser para ser de acordo com o valores de cada um. É possível, contudo, separar o comportamento humano em três tópicos;
Comportamento causado
Comportamento motivado
Comportamento orientado por objetivos pessoais
No ambiente coorporativo a motivação é de suma importância pois ela gera satisfação em cada, o gerente pode contar com os subordinados para assumirem responsabilidades o que representa um excelente desempenho das pessoas.
Ciclo Motivacional
O ciclo motivacional é o processo que condiciona o comportamento humano devido as suas necessidades. Quando surge um incentivo ou estímulo sejam eles internos ou externos, uma necessidade é caracterizada, o que acaba gerando um estado de tensão no indivíduo. Essa tensão motiva um comportamento ou ação, que se eficaz resulta em satisfação. Se esse comportamento não surtir efeito a