Motivação
“Motivação Intrinseca, é escolher uma atividade sem termos uma razão em especial á excessão da própria satisfação em realiaza-la, é o que nos motiva a fazer algo quando não temos de fazer nada”
Raffini, 1993
Na motivação intrinseca ou interna, não é necessário nenhuma forma de compensação pois fazer tal ação já é compensatório para si próprio. O entusiasmo unido a realização da atividade elevará o desempenho de quem o faz, e não será vista como um compromisso, algo imposto, um dever.
A motivação intrinseca está ligada com um fator biológico, pois no momento que fazemos uma atividade na qual nos proporciona prazer, é liberado a dopamina, que estimula o hipotálamo, gerando bem estar através das amígdalas.
Os principais beneficios da Motivação Intrinseca é: Empenho, Engenhosidade, Satisfação, Aprendizado e entre outros.
Motivação Extrinseca
Na motivação extrinseca ou externa, é necessário uma forma de recompensa para que o individuo continue a fazer tal tarefa pré-determinada, que são reforços positivos, ou, o individuo vai fazer tal tarefa somente para não ser punido.
Quando essa recompensa deixa de ser satisfatório, o individuo possivelmente irá parar de executar a tarefa,tendo em vista que ele não possui mais nenhuma motivação, pois não terá mais recompensa ou punição para tal.
Este tipo de motivação é considerado por especialista como instável, visto que decorre de fatores externos (extrinseco)
Exemplo: O aluno estuda muito, não por prazer de estudar e sim pela cobrança que tem em sua casa, com medo da punição de notas baixas, o aluno estuda para obter notas altas, e não pelo conhecimento em si.
Exemplo de Motivação Extrinseca na foto