Motivação
É o processo de induzir uma pessoa ou grupo, cada qual com suas necessidades distintas a atingir os objetivos da organização, enquanto tenta também atingir objetivos pessoais, Relaciona-se com a compreensão da razão do comportamento das pessoas para poder prever e influenciá-lo,é necessidade de todos.
É muito difícil conquistar metas e objetivos se ela simplesmente não existe em nosso vocabulário.
OBJETIVOS DA MOTIVAÇÃO:
- Encorajar o individuo potenciais a ingressar na empresa.
- Estimular o individuo a produzir mais a desempenhar suas funções com eficácia.
- Encorajar o individuo a permanecer na empresa.
TEORIAS DA MOTIVAÇÃO
As teorias de conteúdo da motivação concentram-se nas necessidades internas que motivam o comportamento. Num esforço para reduzir ou satisfazer suas necessidades, as pessoas agem de determinadas maneiras..
Waslow – Teoria da Hierarquia
Segundo Maslow, o homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica. Maslow organiza tais necessidades da seguinte forma:
- Auto-realização
- Auto-estima
- Sociais
- Segurança
- Fisiológicas
Tais necessidades devem ser supridas primeiramente no alicerce das necessidades escritas, ou seja, as necessidades fisiológicas são as iniciantes do processo motivacional, porém, cada indivíduo pode sentir necessidades acima das que está executando ou abaixo, o que quer dizer que o processo não é engessado, e sim flexível.
Herzberg – Teoria dos dois Fatores
Para Herzberg, a motivação é alcançada através de dois fatores:
Fatores higiênicos: são estímulos externos que melhoram o desempenho e a ação de indivíduos, mas que não consegue motivá-los.
Fatores motivacionais: são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos.
McClelland – Teoria dos motivos Humanos
Para McClelland, tais necessidades são