TEORIA E PRATICA DA ARGUMENTAÇÃO JURIDICA
Direito noturno – 3ª fase
Teoria e pratica da argumentação jurídica
Aluna: Ana Luiza Souza Bleichuveh – Matricula: 20140349663
Caso Concreto 1
TEXTO 1
Texto Argumentativo
Defende a tese quanto a utilização de gravadores e suas devidas vantagens durante o decorrer de uma audiência.
A argumentação é valorada, tornando claro o posicionamento do argumentador, tanto que o mesmo não vê nenhuma ilicitude no ato em si. O mesmo faz uma análise breve das dificuldades de antes em se gravar audiências devido a tecnologia passada que causava certo desconforto, porém que isso foi mudado com o passar dos anos tornando a tecnologia mais eficaz para tal ato e sem maiores dificuldades.
A valoração do argumento é reforçado por um projeto em curso dentro das Varas para gravação eletrônica, de modo que seja transparente e pública.
Terminando seu argumento com um ditado popular, no qual expressa a idéia da necessidade de não se temer as gravações dentro de audiências, caso não se tenha nada a temer.
TEXTO 2
Texto Narrativo.
Narra o acontecimento de uma negociação com determinada empresa de automóveis, onde o autor saiu lesado devido à falta de compromisso da mesma durante o percurso da transição do negócio.
A narrativa é valorada em apoio ao autor, partindo da premissa que o mesmo é descrito por ser alguém de ótimo caráter e sem motivação para sofrer tamanho desrespeito por parte da empresa, tendo a saúde de sua conjugue comprometida devido à negociação que impossibilitou o mesmo de ter um carro para levá-la ao hospital quando esta teve necessidade de um atendimento médico imediato.
O acontecimento é narrado de modo cronológico em que as ordens dos fatos ocorreram, desde o início da negociação de seu pretendo futuro automóvel até a deficiência da empresa em concluir com a entrega do automóvel, sendo narrado em 3° pessoa com posicionamento esclarecido.