Motivação
A natureza e o exercício da liderança tem sido foco de pesquisas do homem ao longo da sua história
A condução de um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados é chamado de liderança. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Os líderes são responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização. Liderar não é uma tarefa simples. Pelo contrário. Liderança exige paciência, disciplina, humildade, respeito e compromisso. Liderar, de uma forma bem clara, pode ser entendida como a gestão eficaz e eficiente das pessoas de uma equipe, para que se atinja os objetivos propostos pela organização.
Um verdadeiro líder trabalha junto com sua equipe, sem se sentir superior ou distratar a mesma. Sabe que o seu sucesso está associado ao sucesso daqueles que ele lidera. Um líder não culpa a sua equipe se algo está errado, ele corrige em particular e elogia em público, é papel do líder se desculpar com sua quando esse comete erro.
É importante saber ouvir e compreender o que sua equipe tem a dizer, sem reprimir, apenas ouvir. Ouvir a equipe é importante para, caso necessário, haja a melhora do trabalho em equipe.
Se uma equipe encontra no seu líder alguém aberto à críticas e opiniões o trabalho em conjunto pode ser muito satisfatório para todos.
É necessário encontrar a melhor maneira de se comunicar com sua equipe, pois uma comunicação alinhada é a melhor ferramenta par a evolução do trabalho em conjunto e assim o objetivo em comum seja alcançado, sem desperdício de tempo e esforço.
Um líder na verdade não tem poder, quem lhe dar o poder é sua equipe.
Por isso é importante que haja o