gestão financeira
NOME DO ALUNO
BELÉM
MÊS - ANO
Resumo do Filme: Piratas do Vale do Silício
(HISTÓRIA DA APPLE)
O filme conta através das personalidades de Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, entre outros, o desenvolvimento da história da microinformática e da popularização dos computadores. Mostra algo sobre a luta de alguns estudantes contra o domínio da produção de computadores por grandes indústrias e também faz uma abordagem acerca das primeiras reações culturais a esse processo de popularização. Steve Jobs é um garoto hippie e contestador, que vai a passeatas na universidade, toma LSD e tem inspirações messiânicas. Toda essa fúria vem do sofrimento: Jobs se deprime, e faz terapia e não se conforma com o sumiço da mãe biológica. Após a criação da Apple, a namorada de Jobs fica grávida, e ele não quer assumir a criança afirmando que em umas de suas viagens a índia ela teria ficado com outro homem. Mas acaba exigindo escolher o nome da filha – Lisa, mesmo nome que deu, em 1978, ao antecessor do Macintosh.
No início dos anos setenta, os computadores, chamados de mainframes, eram de grande porte e ocupavam grandes espaços. Embora não houvesse computadores pessoais como os que encontramos hoje, existia um grande público ansioso por novas tecnologias e para investimentos em grandes ideias nessas áreas. Alguns apaixonados pela eletrônica começaram a desenvolver protótipos de circuitos e placas que ao ligar em uma TV da época se tornava um microcomputador.
Entre os gênios da época, não podemos deixar de mencionar os nomes de Steve Jobs e Steve Wozniak, que juntos desenvolveram uma espécie de primeiro computador pessoal.
Steve Wozniak avia construído uma placa cheia de circuitos que ao ligar em uma TV comum, aparecia umas letras verdes em tela pretas, como se fosse uma “máquina de escrever com tela”. Quando Steve Jobs viu aquela aparelhagem em sua frente viu uma grande oportunidade de investimento crescimento de