motivação
A motivação nesse texto se apresenta como um processo psicológico que se constitui na relação do sujeito com a sua realidade social.
Motivação é um conceito que diz respeito ao interesse das pessoas em relação a alguma coisa. É um processo que está presente em todas as esferas da vida: no trabalho, no estudo, no lazer, nas relações sociais, enfim, em todas as atividades que desenvolvemos mesmo aquelas que nos parecem básicas e relacionadas a necessidades.
Motivação quer dizer mover-se. O que move as pessoas em direção a determinadas coisas e não a outras? Essa questão tem sido estudada no campo da Psicologia como motivação.
Motivação como um processo psicológico
A diversidade de interesses percebida entre os indivíduos permite aceitar, de maneira razoavelmente clara, a crença segundo a qual as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões: a motivação humana.
A Psicologia é uma ciência da subjetividade ou dos processos psicológicos que compõem a realidade humana e social. A Psicologia busca compreender os processos que movem os sujeitos a se comportarem, sonharem, desejarem e pensarem, enfatizando ou privilegiando as razões consideradas eminentemente humanas.
O indivíduo motivado tenderá a se aproximar do objeto que percebe como potencialmente capaz de satisfazer seu interesse. Quando falamos em motivação estamos, nos referindo a um estado subjetivo: o individuo tem “aquele” objeto como capaz de satisfazer suas necessidades ou interesses.
Motivação é também uma relação entre o mundo psicológico e os objetos do mundo social. Falamos em motivação como um envolvimento do sujeito, o que nos permite afirmar que na base da motivação está um processo afetivo em relação a esse objeto que poderá satisfazer suas necessidades ou interesses.
Portanto, utilizamos o termo motivação para designar esse processo e o caracterizamos quando conhecemos o estado de interesse do sujeito e conhecemos também o objeto de satisfação dele, podendo prever que