nada
Artigo por Ivany Barros Lucena Junior - sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
Tamanho do texto: A A
Relacionar a comunicação midiática com o estilo de sociedade
Relacionar a comunicação midiática com o estilo de sociedade
Introdução
No presente texto, “Comunicação e modernidade” o autor Dominique Wolton (Doutor em sociologia, diretor de pesquisa do Centro Nacional da Pesquisa Científica (CNRS), onde dirige, desde 2000, o laboratório de ‘Informação, Comunicação e Implicações Científicas'. É diretor da revista científica Hermès, e um dos grandes especialistas europeus em política e comunicação. Escreve regularmente, entre outros, para os jornais Le Monde e Libération.) aborda com perspicácia o uso das técnicas e suas evoluções no grande êxito da comunicação dos dias atuais.
O foco central da obra é relacionar a comunicação midiática com o estilo de sociedade que a produz, percebendo que o molde do nosso modelo de comunicação atual foi construído a partir do século XVIII com as grandes revoluções europeias (Industrial e Francesa) e relacionando a comunicação com essa modernidade assim produzida. Essa modernidade é conceituada por ele como uma organização social surgida a partir do referido período, consolidada a partir das revoluções mencionadas e possibilitada pela consolidação do capitalismo.
Apresenta paradigmas e valores iluministas, ou seja, da individualização da importância dos indivíduos na sociedade, fundamentação tecnológica e científica em busca das verdades. A partir desse quadro, a comunicação segundo o autor, tem seu êxito através das novas técnicas (do telégrafo à internet, pelo período mencionado pelo mesmo, podemos racionalizar), que libertam o homem do espaço tempo, podendo-se ampliar a comunicação e a própria necessidade da mesma. É impossível dissociar esse êxito referido da técnica e da modernidade, pois os valores presentes no inicio ainda imperam e caracterizam essa forma