MOTIVAÇÃO
RESUMO
Atualmente as organizações necessitam entender os aspectos de satisfação e motivação do quadro organizacional com o objetivo de aprimorar tais aspectos obtendo melhores resultados na execução das atividades. Para tal conhecimento e entendimento apresentam-se as teorias motivacionais, as quais delimitam os fatores que influenciam na motivação pessoal dos colaboradores. Este artigo aborda os conceitos das teorias motivacionais e a aplicação na prática dessas teorias mediante uma pesquisa dos aspectos de maior e menor importância na motivação em uma empresa no ramo do agronegócio da região noroeste do Rio Grande do Sul. O objetivo é comparar o embasamento teórico dos autores estudados com a prática realizada através de entrevistas com 37 colaboradores dentro da organização no setor administrativo. Neste estudo destaca-se a interação entre a teoria e a prática e que os resultados obtidos mostram que os fatores relacionados à realização pessoal dos colaboradores apresentaram maior importância dentre os aspectos estudados e que o aprimoramento de tais aspectos geram melhoras consideráveis no ambiente de trabalho e na produtividade.
Palavras-chave: realização pessoal – motivação – ambiente organizacional
INTRODUÇÃO
Considerando que as pessoas fazem parte da organização e passam a maioria do tempo dentro deste ambiente se faz necessária a adequação deste com o objetivo de torna-lo um espaço de plena harmonia.
Com o objetivo de conhecer os fatores que influenciam na motivação pessoal o presente artigo aborda o conceito de motivação e apresenta a diferença entre as três principais teorias motivacionais.
O trabalho foi desenvolvido através do embasamento teórico focando nos autores Robbins, Chiavenato, Marras e Montana os quais abordaram os conceitos das teorias estudadas. Após o entendimento teórico realizou-se um estudo de caso em uma organização no ramo do agronegócio para comparar a teoria com a prática.
O